domingo, 27 de março de 2011

Sofismo - Kleber Nunes

     
Sua tradução no dicionário refere-se a uma mentira propositalmente maquiada por argumentos verdadeiros para que possa parecer real.
O sofismo está enraizado em nossa cultura, é pratica comum embalarmos os problemas sociais em papéis bonitos e mascararmos a essência, aliás, nosso políticos são ótimos nisso.
Vivenciamos nas empresas, nas escolas e em nossas vidas sociais uma brincadeira de criança chamada faz de conta
As empresas fazem de conta que são justas com seus funcionários e eles fazem de conta que trabalham satisfeitos mas em muitos casos passam o mês contando os dias e pensando no que ainda vão ter que suportar até o dia do pagamento.
As escolas fingem que ensinam, que formam cidadãos e que só aprovam os que realmente estão preparados e os alunos fingem que aprenderam e se esforçam para ir bem nas provas, mesmo que no dia seguinte já não se lembrem mais de nada que estudaram, o importante é passar de ano e obter o diploma que vai comprovar sua capacidade.
E a vida social não dá para relatar nesse texto, o sofismo impera e quase não é possível viver sem sua influência, dos contratos conhecidos como casamento até os grandes contratos empresariais onde o termo bilateral e bastante utilizado, as pessoas conseguem colocar no papel interesses funestos, nocivos a ambas as partes e ainda registram em cartório.

Nenhum comentário: